Quanto tempo você aguenta o desconforto ? Parte 1


Está certo que a incerteza é desconfortável pelo menos para a maioria das pessoas.

Está certo que a incerteza pode trazer ansiedade e expectativas até sufocantes.

Mas também está certo que a incerteza é um elemento vital para a criatividade e desenvolvimento humano. É ela que nos tira da zona de conforto, faz com que tenhamos que pensar 'fora da caixa' e partir em busca de soluções para problemas que nos afetam.

Além disso, pensando bem, quem hoje pode estar livre das incertezas? Quem já sabe tudo de que precisa para viver no mundo atual ou quem já sabe o que vai mudar radicalmente dentro de 10 anos?


Tempos de incerteza exigem a técnica da ‘suspensão’ para geração de ideias

Em muitos casos, certamente não temos as respostas.

Fonte: Seni With Love 
A vida nos apresenta um sem número de desafios diários. Salvo os problemas em que nada se pode fazer no momento (a não ser empurrá-los com a barriga), temos de partir em busca de soluções.

Ainda mais hoje em dia, num mundo embalado por mudanças abruptas, toda nossa experiência acumulada pode não bastar para responder a um problema que nos afeta.

É importante abraçar o potencial criativo que todos temos e acreditar que com a alimentação de informações, seja por meio da internet, conversa com as pessoas, livros, revistas, acabaremos inevitavelmente chegando a uma ideia fulminante!

Durante o processo criativo, a tensão interior vai aumentando e aguentar o desconforto da incerteza enquanto o problema se encontra 'em aberto' é um poderoso recurso.

Esse recurso é baseado na conservação de tudo o que se pesquisou e todas as hipóteses que surgiram em 'suspensão', ou seja, sem julgamentos ou sem tomar partidos. O segredo aqui é aguentar as contradições que vão surgir em sua mente, coisas que não se encaixam ainda e que geralmente geram tensão: aguente a incerteza e deixe sua mente fecundar.

Melhor ainda: 'dê uma grande banana' para tudo e vá passear, relaxar. Deixe as contradições se debaterem sozinhas!

Fonte: sites na web

Ter um problema em 'aberto' pode gerar ansiedade. 

É desconfortável? É.

Causa incômodo? Causa.

Eu mesmo lido com esse desconforto sempre que tenho de encarar um novo trabalho desafiante.

Depois de me entupir de informações, sempre tive o costume de manter as contradições 'em suspenso', intuitivamente, sem tentar responder ao desafio por um tempo. Em seguida, afasto-me do problema e deixo o inconsciente fazer o seu trabalho sob regime de 'banho-maria'.

Descobri que a técnica de 'suspensão' é usada por muitas pessoas e que os mais criativos suportam por mais tempo esse desconforto. Saber esperar por uma grande ideia é uma dádiva, ao invés de lançar mão de uma solução de 'segunda linha'. 


Arrisque-se 

Arrisque-se. Vá a 'lugares' mentais que nunca foi antes. Tenha a incerteza como uma aliada. A alta resistência ao desconforto mental é uma característica das pessoas criativas.

Quanto tempo você aguenta o desconforto ?

Para constar, as pesquisas científicas mostram que a criatividade não é uma capacidade que nasce com um grupo determinado de pessoas. Ela pode ser treinada e aperfeiçoada.


Na parte 2 dessa postagem, vou mostrar porque a incerteza é produtiva e vou propor um exercício de 'suspensão criativa'!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato