"A mudança não é necessária
... a sobrevivência é opcional".
W. Edward Deming
Critique quem quiser, mas vou dizer que nunca a mudança foi tão certa quanto nos dias de hoje: e tão necessária se quisermos nos manter relevantes para o mundo.
Quando piscamos os olhos, centenas de novas descobertas são feitas ao redor do mundo e infinitas quantidades de informação são geradas.
A verdade é que aprender a aprender nunca antes – pelo menos na história que conhecemos – foi tão necessário. E aprender a aprender está inter-relacionado a aprender a desaprender. O famoso 'jogar fora'. Os dois funcionam como duas metades da mesma laranja, só para dar um exemplo.
Estava lendo ontem o livro 'Coragem' do grande pensador Osho e, em grande parte, o que ele diz é isso: temos coragem de jogar fora o que já não mais nos serve?
E quanto mais nos apegarmos ao que já sabemos, mais nos tornaremos irrelevantes a medida que as mudanças forem se acelerando e acelerando ...
Assisti ante-ontem a um programa na TV Cultura em que o poeta e compositor Tavinho Paes diz que abrirá sua editora: mas apenas para livros digitais. Ele acredita que esse é o futuro. As novas gerações estão lendo em tablets e smartphones. É claro que o livro impresso ainda tem sua estrada a percorrer. Mas a forma como as publicações serão distribuídas e lidas vão sofrer mudanças drásticas durante os próximos 10 anos.
Bem, voltando ao assunto, você tem medo de se desapegar do que?
O que você tem de largar que não te serve mais?
O que você tem de aprender e está protelando, e que te faria imensa diferença na vida pessoal, social e/ou profissional?
Defina as prioridades ou as prioridades te definirão
Heráclito, o filósofo grego da antiguidade, já dizia: "Mudança é a única constante".
Você pelo menos já sabe o que tem de aprender? Ou está preso na corrente incessante de informações que te empurra como um rio que transbordou e se espalha em todas as direções?
O que significa ser letrado hoje em dia? Vamos ver:
– Saber ler e escrever?
– Saber interpretar um texto ou um filme?
– Saber interpretar o mundo e as mudanças constantes?
– Ter conhecimentos básicos de informática para ser independente no uso desse tipo de tecnologia?
As pessoas estão reclamando que não têm mais espaço mental para aprender tantas coisas novas que surgem todos os dias. Porém, vá se acostumando. Essa já é – de longe – a única constante.
Na próxima postagem, vou dar dicas de como os jovens estão aprendendo e se valendo do poder da web para conhecer tudo o que querem e precisam. Alguma sugestão?
Ou você discorda de tudo que escrevi?
Então, comente!