Adoro ajudar, no que posso, as pessoas a desenvolverem suas potencialidades, seus talentos que estão muitas vezes escondidos, abafados dentro do ser.
Mais que ajudar, adoro provocar mudanças positivas, provocar questionamentos, ser um agente de transformação na vida das pessoas. Isso é, sim, mais que ensinar. Isso é, de fato, inspirar!
Vi uma frase essa semana que mexeu comigo. Até anotei ou salvei em algum lugar. Hum, deixa eu ver. Já sei: está aqui. Vou colar aqui abaixo:
"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz" (Madre Teresa de Calcutá).
Mas no meu caso, e como não sou nenhum santo, muito menos madre!?, adaptaria a frase para a proposta aqui do nosso blog `Como ser Relevante em um Mundo Mutante`:
"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem que tenhamos lhe provocado um mudança positiva, ou pelo menos, sem lhe plantar sementes dessas mudanças".
O próprio ato de abrir esse blog e escrever é um projeto pessoal que me força a escrever de forma constante sobre como provocar e inspirar atitudes criativas na pessoas. Esse é um exercício de sair de minha própria zona de conforto e expressar pensamentos e sentimentos para o mundo.
Esse projeto - o blog - só atingirá seus objetivos se realmente provocar mudanças positivas e relevantes na maneira como as pessoas que navegam por aqui encaram suas vidas. Se elas conseguirem se inspirar e adotar um estilo de vida criativo que é, em última instância, a ousadia de ser você mesmo no mundo, utilizando todo o seu potencial de crescimento, aí o blog estará realizando sua missão.
O Google é você no mundo!
Pare só para pensar um minuto no potencial que o Google ou outros buscadores trouxeram para cada um de nós. É só saber fazer uma pergunta, qualquer que seja, digitá-la e clicar, que ele te traz uma certa quantidade de respostas. Essas respostas podem te levar a outras perguntas, que te farão consultar novamente o Google e assim por diante.
Ninguém pode sair ileso a uma ferramenta com essa capacidade de resposta!
O único entrave que ainda pode existir está na sua curiosidade. Se você só usa os serviços gratuitos do buscador para encontrar respostas práticas, respostas para dúvidas corriqueiras, talvez você esteja subutilizando essa ferramenta. Ou pior, subutilizando você mesmo.
A web, assim como uma boa biblioteca, é uma fonte inesgotável de conhecimento e desenvolvimento. Ela te permite pesquisar sem fim, crescer, tornar-se sempre relevante: porque hoje, esse tem de ser um exercício contínuo.
O conhecimento nunca esteve tão à mão como hoje. Ok: você vai contra-argumentar: "Não é bem assim ... O tempo está mais escasso, a vida está cada vez mais corrida, etc".
Vou te responder voltando ao tema de nosso blog: a vida está tão corrida que se você não conseguir se organizar para reaprender de forma constante, desenvolver-se, reinventar-se, vai ser atropelado. E aí você estará em um lugar em que vai ter de tirar todo o atraso ...
Vamos lá: saia da correria e pense. Evite ser atropelado.
Para tanto, deixo a seguinte questão como exercício:
- Onde estarei daqui a 5 anos e como o Google pode me tornar mais relevante em um mundo de aceleradas mutações?